domingo, 8 de janeiro de 2017

Liberdade Financeira



Comentei no post anterior que uma das razões da criação deste Blog é que estou buscando evoluir, equilibradamente, em todas as áreas da minha vida. Dito assim, parece algo muito genérico. E é mesmo, rsrs.

Por isso, utilizo uma ferramenta bastante conhecida, chamada de Roda da Vida. Com ela, fica mais fácil distinguir as áreas em que estamos indo bem e quais as que precisamos dar mais atenção. A Roda da Vida é dividida em quatro grandes grupos, com doze subdivisões ao todo.



Uma dessas áreas é a Financeira. Um parte extremamente importante de nossas vidas. Hoje, cuido com muito mais disciplina essa área da minha vida. Mas, no passado, fui muito relapso e passei por situações bastante complicadas por causa disso.

Cheguei a ter cinco empréstimos consignados e um financiamento automotivo. E, pra piorar as coisas, não tive renovado o meu cargo comissionado na Prefeitura em que trabalhava. Ao todo, nessa época, meu passivo girava em torno dos R$ 85.000,00 !!!

Por sorte, sempre fui, modéstia a parte, um excelente profissional e, só fiquei nessa situação devido à mudança de direção na Secretaria onde trabalhava. Felizmente, essa situação durou muito pouco. Cerca de duas semanas depois já estava novamente empregado, agora no Governo do Estado.

Esse susto serviu para que eu, literalmente, acordasse para vida e começasse a tratar com seriedade a minha vida profissional e financeira. Hoje, alguns anos depois, estou feliz em não ter nenhuma dívida, além do financiamento do automóvel que utilizo para o meu trabalho.

O objetivo agora é alcançar a tão almejada Independência Financeira. Pesquisei uma boa definição para isso, e cheguei a essa: "ser financeiramente independente é ser capaz de gerar, com habitualidade e constância, um fluxo de renda, de maneira passiva, que seja capaz de proporcionar uma vida confortável, dentro de um padrão de vida agradável, sem oscilações ou sustos, por tempo indeterminado".

Como gosto de seguir alguns Blogs de finanças, decidi participar, ainda que indiretamente, e sem fazer parte de qualquer Ranking, da corrida do milhão. Vou publicar mensalmente os investimentos que estarei fazendo e o retorno que eles estão me proporcionando.

Pra começar, vamos ao fechamento do ano de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário